sábado, 21 de janeiro de 2012

Biografia Michelle Williams

Filha de Larry e Carla Williams, Michelle Ingrid Williams nasceu na cidade de Kalispell, em Montana, nos EUA, em 9 de setembro de 1980.
Seu primeiro contato com sua futura profissão ocorreu ainda pequena, após assistir uma peça de teatro, passando a fazer parte do teatro comunitário local. Com a mudança para San Diego, aos 9 anos, ficou mais fácil ir para Los Angeles e participar de testes para a TV, conseguindo algumas participações especiais nos seriados SOS Malibu, Step by Step e Home Improvement.
Ainda durante a adolescência, Michelle conquistou papeis nos filmes Lassie, A Experiência e Viajantes do Futuro, que foi filmado no mesmo ano em que tomou uma das decisões mais importantes de sua vida: se emancipou legalmente dos pais e se mudou de vez para Los Angeles, onde estava se firmando cada vez mais na carreira artística, tendo como trabalhos seguintes Justiça Cruel, O Terror Ronda a Escola e Terras Perdidas.
Mas, seria em 1998, que surgiria um dos papeis mais importantes de sua carreira, que colaborou para lançá-la a um sucesso mundial: o da problemática Jen Lindley, no novo seriado adolescente Dawson’s Creek, filmada a princípio em Willmigton, na Carolina do Norte. No mesmo ano, Michelle atuou com Jamie Lee Curtis e Josh Hartnett em Halloween H2O.
Em 1999, paralelamente ao sucesso cada vez maior de Dawson’s Creek, teve uma das poucas oportunidades de mostrar seu lado cômico na comédia Todas as Garotas do Presidente, estrelada por ela e por Kirsten Dunst. No mesmo ano, fez uma participação especial no filme “Nunca Fui Santa” e assumiu namoro com Morgan J. Freeman, diretor de alguns episódios de Dawson’s.
Fez sua estréia nos palcos nova iorquinos em 2000, com a peça Killer Joe, que contava com uma cena de nudez total da atriz. Em outro trabalho polêmico, no mesmo ano, ela interpretou uma jovem lésbica no filme Desejo Proibido.
2001, além do ano de estréia da quarta temporada de Dawson’s Creek, foi o ano de lançamento de Perfume e Eu sem Você, filmado na Inglaterra. Para o papel nesse longa, Michelle desenvolveu um elogiado sotaque inglês. Outro filme desse ano é Geração Prozac, que apesar de ter estreado no Festival de Toronto e filmado em 2000, só chegou ao circuito em 2003. Durante as gravações, Michelle estabeleceu amizade com a colega de cena, Christina Ricci.
Com sua quinta temporada estreando em 2002, Dawson’s Creek teve seu local de filmagens alterado para Boston. Foi nessa época que Michelle começou a conviver e se tornou grande amiga de Busy Phillips, novata no elenco. Voltou para os palcos com a peça Smelling a Rat.
Após seis temporadas, chegava a hora de Dawson’s Creek se despedir da TV. Então, em 2003, foi ao ar o último episódio da série, que emocionou os espectadores com o triste fim de Jen, mãe solteira, morre em decorrência de um problema cardíaco. Porém, antes de finalizar esse trabalho tão importante, Michelle o cultuado O Mundo de Leland, contracenando com Ryan Gosling pela primeira vez, e O Agente da Estação. Ambos longas muito elogiados pelo público e pela crítica. Chegava a hora então, de realizar um desejo: o de se mudar para Nova York. Nessa época marcante, chegou ao fim o seu relacionamento de dois anos com o músico Andy Herod.
Michelle estreou em 2004 outro filme independente, o A Hole in One. Após breves namoros com os atores Bobby Cannavale e Michael Showalte, que contracenaram com ela em O Agente da Estação e The Baxter (até então inédito) respectivamente, Michelle viajou para o Canadá, trabalhar no filme que mudaria para sempre sua vida: O Segredo de Brokeback Mountain.
Durante a gravação de uma cena com o ator Heath Ledger, seu par romântico na história, Michelle acabou machucando o joelho e recebendo apoio de Heath. Nascia então, o romance dos dois, que foram se tornando cada vez mais próximos até mesmo nos sets de filmagens, chamando a atenção de Jake Gyllenhaal e Anne Hathaway, seus colegas de elenco.
No Festival de Cannes, em maio foi a vez de Heróis Imaginários estrear. No Festival de Veneza, acompanhada de Heath, Michelle lançou outro drama, o Medo e Obsessão. No final daquele ano, o romance com Heath foi se fortalecendo cada vez mais, e os dois viajaram juntos para a Austrália, onde morariam por alguns meses, enquanto ele filmava o drama Candy.
No primeiro semestre do ano seguinte, começaram a pipocar na mídia boatos sobre uma possível gravidez de Michelle, que acabou confirmada pelo discreto casal. Na vida profissional, era lançado The Baxter, comédia que ela havia filmado antes de O Segredo de Brokeback Mountain.
De volta aos EUA, Heath e Michelle se dividiam entre os preparativos para a chegada do bebê, mudança para Nova York e eventos de lançamento de Os Irmãos Grimm, que na época era o filme mais recente de Heath, e as primeiras exibições e entrevistas oficiais de O Segredo de Brokeback Mountain no Festival de Toronto.
Em 28 de outubro de 2005, na cidade de Nova York, nasce a pessoa mais importante da vida de Michelle: sua filha Matilda Rose Ledger. Junto com Heath, ela estava cada vez mais feliz com o sucesso na vida pessoal e na carreira.
Por onde passava, O Segredo de Brokeback Mountain conquistava mais e mais o público e começava a ser indicado a várias premiações rendendo à Michelle indicações ao Globo de Ouro e ao Oscar, como melhor atriz coadjuvante. Heath também foi indicado, como melhor ator, mas ambos perderam.
Em 2006, o casal voltou a trabalhar junto em um mesmo filme (mas não contracenaram), o Não Estou Lá, cinebiografia não convencional do cantor Bob Dylan, filmado em Montreal no Canadá. Após as filmagens, em novembro, começaram a surgir boatos de que eles haviam se casado em segredo.
De março a maio de 2007, Michelle rodou na Inglaterra, Incendiário, um drama protagonizado por ela e por Ewan McGregor. Nesse período, a mídia começou a especular que o relacionamento dela com Heath estaria passando por uma crise. Ainda nesse período, ela filmou Synecdoche, New York e A Lista- Você Está Livre Hoje?
Na época em que filmava Wendy e Lucy, em setembro, Michelle confirmava sua separação de Heath, alegando incompatibilidade de agendas. No lançamento de Não Estou Lá, em novembro, os dois foram em dias diferentes dos eventos de lançamento do filme. No final do ano, Michelle embarcou com a filha para a Suécia, onde ia trabalhar no filme Mammoth, com Gael Garcia Bernal. Porém, em 22 de janeiro de 2008, sua vida sofreria uma de suas maiores guinadas: Heath Ledger foi encontrado morto no apartamento em que estava morando, em Nova York. Imediatamente, elas retornam aos EUA, se despedindo definitivamente de Heath em sua cidade natal, Perth, na Austrália. Durante a cerimônia de cremação, Michelle leu o Soneto 18 de Shakespeare. O ritual terminou com ela, familiares e amigos brincando nas águas da praia preferida do ator.
De volta aos EUA, era hora de finalizar o seu trabalho em Mammoth, para poder se dedicar por completo aos cuidados com Matilda, assumindo pouco depois, namoro com o diretor Spike Jonze, que duraria quase dois anos. Michelle ainda lançou Synecdoche, New York e Wendy e Lucy no Festival de Cannes. Na metade de 2008, ela foi dirigida por Martin Scorsese, um dos mais importantes cineastas da atualidade, no suspense psicológico A Ilha do Medo, contracenando com Leonardo DiCaprio.
No primeiro semestre do ano seguinte, se esforçando ao máximo para que ela e Matilda levassem uma vida normal, e não fossem atingidas negativamente pelo enorme sucesso que Heath conquistou pós morte, com sua interpretação como Coringa em Batman- O Cavaleiro das Trevas, que lhe rendeu um Oscar póstumo, Michelle retomou um antigo projeto: o filme Namorados Para Sempre, do diretor Derek Cianfrance, onde faria par romântico com Ryan Gosling (com quem já havia trabalhado em O Mundo de Leland). O projeto existia há alguns anos, e era pra ter sido filmado um pouco antes, sendo adiado em virtude da morte de Heath, no começo do ano anterior. O longa seria lançado em janeiro de 2010 no Festival de Sundance. Em outubro, ela passou um tempo em Oregon, filmando o filme de época O Atalho, que também passou pelo Festival de Sundance, só que em 2011.
Em janeiro de 2010, Michelle participou do Festival deSundance, lançando Namorados Para Sempre, recebendo desde já, muitos elogios por sua atuação. Em fevereiro, foi para o Festival de Berlim, lançar o “A Ilha do Medo”. Novamente lançando Namorados Para Sempre, foi a vez de ela ir para o Festival de Cannes, recebendo mais uma vez, muitos elogios. Porém, o longa só chegou aos cinemas brasileiros em junho de 2011. Na metade do ano, filmou no Canadá, Take This Waltz, comédia de Sarah Polley, com Seth Rogen no elenco, lançado no Festival de Toronto de 2011.
Em outubro, enquanto ainda lançava seu último filme em festivais ao redor do mundo, saíram as primeiras fotos do novo papel de Michelle: Marilyn Monroe, um dos maiores ícones do cinema, no filme Sete Dias com Marilyn, do diretor Simon Curtis. Após finalizar mais esse trabalho, Michelle se dividiu entre os cuidados com Matilda, sendo pai e mãe ao mesmo tempo, e comparecer às muitas premiações em que concorria por Namorados Para Sempre, entre eles, sua segunda indicação ao Globo de Ouro e ao Oscar de 2011, agora como melhor atriz. Novamente perdeu, mas teve seu desempenho muito elogiado por críticos de todos os países por onde o filme passou.
Em julho de 2011, Michelle começou a gravar Oz- The Great and Powerful , novo filme da Disney e prelúdio do clássico O Mágico de Oz. O seu papel é de Glinda, uma bruxa boa, atuando ao lado de James France e Mila Kunis. O filme tem previsão de lançamento para março de 2013.
Atualmente, Michelle está sendo muito reconhecida por seu trabalho em Sete Dias com Marilyn, sendo indicada e ganhando muitos prêmios, entre eles o Globo de Ouro de melhor atriz em um musical ou comédia. Michelle está cada vez mais mostrando à indústria cinematográfica que deixou de ser apenas uma promessa. É acima de tudo uma excelente atriz, encantando por onde passa e sempre mostrando se sair muito bem no seu maior papel: o de mãe de Matilda.

Michelle Williams Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário